Formação em Psicanálise
Em sua história, a primeira direção do Instituto foi eleita em 1994 e a primeira turma de candidatos (atualmente denominados Membros do Instituto) iniciou no ano de 1995. Portanto, em 2020 completamos 25 anos ininterruptos de transmissão da psicanálise através de nosso Instituto.
Modelo de Formação Psicanalítica da SBPdePA
Na SBPdePA, seguimos o modelo Eitingon para a Formação Psicanalítica. Esse modelo, idealizado por Max Eitingon e aprovado pela IPA em 1925, cria a composição: análise pessoal + supervisões de casos clínicos + seminários clínicos e teóricos - o conhecido tripé da Formação Psicanalítica.
- Formação Geral -
A Associação Psicanalítica Internacional (IPA), fundada em 1910 por Sigmund Freud, é composta por 81 sociedades, em 50 países, com 13 mil Membros no Mundo. Estas instituições de transmissão e estudo da psicanálise se dividem, por sua vez, em sociedades psicanalíticas e institutos de formação.
O Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre é o lugar da Instituição que recebe pessoas interessadas em seguir o singular percurso da formação de um psicanalista. Um trabalho de filiação e de diferença na invenção do caminho para ser psicanalista. Trata-se de uma zona de Construção, com um Modelo de Formação inspirado na valorização da liberdade e da autonomia, um percurso de autoria, no qual formação significa uma especial forma de ação, autoria de uma praxe conceitual teórico-clínica.
A trajetória de formação se constitui por requisitos compostos por: análise pessoal, supervisão e seminários, que irão compor um tripé onde se apoiará o saber psicanalítico. A ideia norteadora é transmitir os fundamentos conceituais da psicanálise, com o estudo da obra de Freud e de autores que ampliaram o saber presente nela.
A formação em nosso instituto é composta por 32 seminários, dos quais metade deles (50%) versarão sobre a obra de Freud, com ênfase no modelo conceitual, da teoria, do método e da clínica. A outra metade dos seminários é constituída por obras de autores que por autores que desenvolveram a psicanálise posteriomente, "bem como por quatro seminários clínicos, com diferentes coordenadores. Cada seminário tem no mínimo 16 encontros por semestre. O ingresso nos seminários se realiza nos meses de março e agosto.
Devem haver no mínimo duas supervisões, de livre escolha pelos colegas em formação entre os membros titulares em função didática. A duração mínima das supervisões será de 80 horas. Para concluir a Formação são necessárias a entrega e a aprovação dos relatórios de supervisão e do trabalho teórico clínico de conclusão.
Em 2020, o nosso Instituto completou 25 anos de transmissão do saber psicanalítico. A primeira diretoria do Instituto foi eleita em 1994, e o primeiro grupo iniciou a formação em 1995.
Formação Integrada em Psicanálise da Infância e Adolescência
No ano de 2008, o Instituto de Psicanálise da SBPdePA deu início à formação de psicanalista de infância e adolescência. Primeiramente, os estudos nessa área foram autorizados para psicanalistas que haviam concluído os seminários curriculares da formação geral.
Em 2016, esta foi incluída na Formação Geral, passando a denominar-se Formação Integrada em Psicanálise da Infância e Adolescência, permitindo, aos interessados nesta área, a frequência em seminários específicos, desde o início da formação psicanalítica.
A proposta de uma formação integrada surgiu de um comitê da IPA, coordenado e incentivado pela Dra. Virginia Ungar, que sustentou ser legítima a constatação de que os conceitos psicanalíticos sobre o desenvolvimento se configuram como parte importante da teoria. A experiência analítica com crianças e adolescentes permitiu elaborar novas teorias que não só afirmam como confirmam que os processos inconscientes estão presentes em todos os seres humanos. Sendo assim, a análise de crianças e adolescentes oferece um campo de emergência e produção fecunda para a psicanálise, que enriquece a formação psicanalítica e permite maior compreensão do funcionamento de adultos em sofrimento psíquico.
A Formação Integrada é composta pela observação da relação mãe-bebê (método Esther Bick e sua realização é obrigatória no período de um ano, sendo o segundo ano opcional). Os interessados que já realizaram esta atividade, mesmo em outra formação prévia ao ingresso no instituto, poderão validá-la, mediante a apresentação de comprovante da instituição anterior.
As supervisões irão se constituir por dois casos, um de infância e outro de adolescência, com 50 horas para cada caso. Será validada a supervisão da formação Geral caso tenha sido de uma criança ou adolescente. As supervisões deverão ser realizadas com um Membro Titular, analista de crianças e adolescentes pela IPA, com função didática na SBPdePA. Será exigido um mínimo de três sessões semanais.
A conclusão da formação Integrada será considerada após o término dos seminários curriculares, da apresentação e aprovação das supervisões através dos relatórios de supervisão e da aprovação de ficha de trabalho teórico-clínico em área específica.
Portanto, para o reconhecimento da formação integrada em infância e adolescência se faz necessário o término da formação geral com adultos e o atendimento de todas as obrigações estabelecidas pela comissão de formação em Psicanálise da Infância e adolescência do Instituto de Psicanálise da SBPdePA.
Observação da Relação Mãe-Bebê
Método Esther Bick
A observação da Relação mãe-bebê é obrigatória na Formação Integrada, durante um ano. O segundo ano é opcional. Quem já vivenciou esta observação pode apresentar um comprovante da Instituição na qual realizou.
O método Esther Bick propõe a observação da relação de uma díade mãe-bebê. Através da observação da dupla, busca-se instrumentalizar o psicanalista em formação na percepção do originário/primitivo do psiquismo. O observador gradualmente entra em contato com o não-verbal, sintonizando sua escuta a partir da não intervenção.
Seminário Aberto
Os Seminários Abertos foram criados no segundo semestre de 2016, contemplando módulos de quatro (4) seminários ministrados à noite, fora do horário em que os seminários curriculares tradicionalmente ocorrem.
A coordenação desses encontros fica por conta de convidados de outras áreas da cultura (eixo transdiciplinar) ou da área psicanalítica (eixo psicanalítico).
São abertos para não-membros da SBPdePA, que se inscrevem mediante pagamento.
Ocorrem nas segundas-feiras, das 20h30min às 21h45min, e são divulgados com antecedência.
Análise Condensada
Os postulantes à Formação Psicanalítica ou Membros do Instituto que não residem na cidade de Porto Alegre estão autorizados a realizar “Análise Condensada”.
Ela é realizada em, no máximo, duas (2) sessões diárias, em dois (2) dias da semana, tendo cada uma das sessões a duração regulamentar de quarenta e cinco (45) a cinquenta (50) minutos, na frequência mínima de três (3) sessões semanais.
O analista escolhido deverá ter Função Didática conferida pelo Instituto de Psicanálise da SBPdePA.
Como ingressar na Formação em Psicanálise?
O postulante à Formação em Psicanálise deverá ser graduado em Medicina ou em Psicologia e apresentar solicitação por escrito à Direção do Instituto que será entregue na secretaria. Dois (2) Membros Titulares com Função Didática Plena realizarão a entrevista.
A Comissão de Formação informará o resultado ao postulante em um prazo de quinze (15) dias, a contar do recebimento do resultado da avaliação.
A aprovação terá validade de dois (2) anos e expirará se, neste prazo, o postulante não tiver iniciado sua análise para formação. Uma vez vencido o prazo, o postulante deverá apresentar novo pedido.
Caso o postulante seja recusado, poderá renovar a solicitação após três (3) anos da primeira avaliação.
Associação dos Membros do Instituto (AMI)
DIRETORIA DA AMI:
Presidente:
Marcela Pohlmann
Vice- Presidente:
Nicole Campagnolo
Secretária:
Marta M. Stumpf
Tesoureira:
Iuri Ismael P. Oliveira
Conselheiras:
Aline Santos e Silva e
Vládia Zenkner Schmidt