.png)
.png)
Curso: Paixão e loucura nos limites da clínica psicanalítica
Nos dias 2, 9 e 16 de março, das 19h às 20h30, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre promove o curso “Paixão e loucura nos limites da clínica psicanalítica”, em formato on-line. A atividade integra a programação da instituição por meio da Diretoria da Comunidade e Cultura, sob coordenação de Susana Salete R. Chinazzo.
Com base no livro “Paixão e a loucura nos limites da clínica psicanalítica”, o curso busca percorrer os limites da loucura, da paixão e da desorganização psíquica. Propõe uma travessia pela linguagem do pensamento louco – íntima, desconcertante –, exigindo do analista hospitalidade e imaginação. Explora o que desafia o manejo e a simbolização em análises marcadas por paixões extremas e medidas radicais para contê-las.
O percurso teórico-clínico aborda situações marcadas por paixões extremas e medidas radicais utilizadas para contê-las, explorando aquilo que desafia o manejo analítico e os processos de simbolização. Trata-se de um espaço de elaboração sobre os impasses da clínica contemporânea e sobre os limites do trabalho psicanalítico diante do excesso pulsional e do sofrimento psíquico intenso.
O curso será ministrado por Berta Hoffmann Azevedo, psicanalista da SBPSP, FEBRAPSI, FEPAL e IPA, membro efetivo e docente da SBPSP, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, cocoordenadora do módulo “História da Escuta Psicanalítica” da Diretoria de Atendimento à Comunidade da SBPSP. É autora dos livros “Crise Pseudoepiléptica” e “Paixão e loucura nos limites da clínica psicanalítica”, além de ex-editora do Jornal de Psicanálise da SBPSP e atual editora da Revista Brasileira de Psicanálise da Febrapsi.
A atividade é destinada ao público interno e externo, reafirmando o compromisso da SBPdePA com a formação continuada, o aprofundamento clínico e o diálogo qualificado sobre os desafios da prática psicanalítica contemporânea.
📩 Mais informações: comunicacao@sbpdepa.org.br | WhatsApp (51) 99251-0162
.png)
.png)
Esta atividade será gravada!
As imagens e gravações poderão ser publicadas e/ou postadas nas nossas redes. Solicitamos que as pessoas que não queiram que sua imagem apareça, permaneçam com suas câmeras desligadas durante toda a atividade.
