Comissão Ubuntu

A Comissão Ubuntu coordena o Programa de Bolsas Formação Psicanalítica do Instituto de Psicanálise da SBPdePA  para profissionais negros, negras e indígenas das áreas de medicina e psicologia.

 

Foi formada a partir de julho de 2020, a partir do desejo de um grupo de colegas da SBPdePA para começar a pensar ações afirmativas que oportunizassem a formação psicanalítica para negros, negras e indígenas. O que de início constituiu-se como um Projeto, recebeu o nome de UBUNTU, palavra de origem africana que significa “Eu sou porque nós somos”.  Do trabalho de discussão e troca de ideias, tanto internas quanto institucionais o Projeto foi se consolidando na construção de  um Programa de Bolsas Formação Psicanalítica.

 

A Comissão é responsável pela coordenação geral deste Programa, que inclui não somente as diretrizes para a oferta de bolsas, mas também o gerenciamento e articulação tanto interna (institucional) quanto externa da manutenção do fundo financeiro, captação de doações, organização de atividades e eventos, construção de parcerias, divulgações e interlocuções com diferentes setores, tanto do meio psicanalítico quanto fora.

PROJETO UBUNTU.jpeg