Entre Colonialismo, Colonialidade e o mito da Democracia Racial: Escuta atrevivente em debate.
Entre Colonialismo, Colonialidade e o mito da Democracia Racial: escutas atreviventes em debate.
Teremos como convidado:
Ademiel de Sant Anna Junior, Mestre em Psicologia Social (Programa de Pós graduação de psicologia PPGPsi- UFRGS); Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa E’léékò; Sócio Fundador do Coletivo Adrinka de Relações Raciais e Saúde Mental; professor visitante no Departamento de Direitos Humanos e Saúde ENSP-Fiocruz; atual vice-presidente do CRPRS.
Coordenação de Eliane Nogueira, Membro Titular da SPBdePA.
“Exercícios de Atrevivência são modos de reinscrever imaginários sensíveis e revolucionários, que fazem a corpa preta escapar das clausuras coloniais através de encontrões poéticos entre as Escrevivências e as Performances da Oralitura.”
Usamos as palavras do nosso convidado Ademiel de Sant Anna Júnior para convidar ao encontro do Núcleo de Estudos sobre Colonialismo, Racismo e Desigualdade. Sua tese de mestrado (cujas ideias serão lançadas em formato de livro pela Mórula Editorial) foi uma escrevivência necessária para quebrar com protocolos impostos a corpas pretas desde a diáspora. Diz o autor que é um modo de “resistir às violências do sequestro e ao fedor colonial que, estruturalmente, fundam o racismo como episteme e perpetuam no poder quem se beneficia dele”. Para que nós possamos, todos, todas e todes, enfrentar o racismo, o colonialismo e a desigualdade.
“Nunca coubemos no silêncio“ (Ademiel de Sant Anna Júnior)
Esta atividade é organizada pelo Núcleo de Estudos sobre Colonialismo, Racismo e Desigualdade, que tem como objetivo o estudo aprofundado dos temas propostos (racismo, colonialismo e desigualdade) e a promoção da expansão dos conhecimentos através do letramento com convidados especialistas.
Programação:
14/08 - Quarta-feira
🕙 Horário: 20h
✅ Atividade científica híbrida e gratuita.
Será um prazer receber todos que puderem estar presencialmente em nossa sede.