.png)

Curso de Férias:
A teoria da Sedução Generalizada de Jean Laplanche
Nos dias 12, 19 e 26 de fevereiro, quintas-feiras, das 11h às 12h15, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre realiza o Curso de Férias SBPdePA “A teoria da Sedução Generalizada de Jean Laplanche”, em formato on-line. A atividade integra a programação científica da instituição, por meio da Diretoria de Comunidade e Cultura.
O curso tem coordenação de Susana Salete R. Chinazzo e conta com a participação de Patricia Rivoire Menelli Goldfeld, professora doutora, psicanalista titular com função didática da SBPdePA, como convidada. A proposta oferece um estudo aprofundado das contribuições de Jean Laplanche, um dos mais rigorosos estudiosos da obra freudiana, responsável pela direção do projeto de tradução de Freud para a língua francesa e por uma releitura consistente do pensamento do fundador da psicanálise.
O eixo central da formação é a Teoria da Sedução Generalizada, desenvolvida a partir do resgate crítico da Teoria da Sedução, abandonada por Freud em 1897, conforme registrado na Carta a Fliess número 69. Laplanche amplia essa formulação ao investigar os processos de constituição do psiquismo humano, destacando a assimetria fundamental entre adulto e criança, o papel das mensagens enigmáticas e a centralidade do sexual na formação do inconsciente.
Ao longo de três encontros, serão discutidas as contribuições inovadoras de Laplanche para a compreensão da pulsão, da sexualidade, do apego e dos impasses da tradução conceitual na psicanálise, articulando fundamentos teóricos, metapsicologia e clínica.
A atividade é destinada ao público interno e externo, incluindo profissionais de outras áreas, reafirmando o compromisso da SBPdePA com a formação contínua, a troca de saberes, o diálogo interdisciplinar e o fortalecimento do pensamento psicanalítico.
📩 Mais informações: comunicacao@sbpdepa.org.br | WhatsApp (51) 99251-0162


Esta atividade será gravada!
As imagens e gravações poderão ser publicadas e/ou postadas nas nossas redes. Solicitamos que as pessoas que não queiram que sua imagem apareça, permaneçam com suas câmeras desligadas durante toda a atividade.
